Robótica Educacional. Robótica Pedagógica. Uso de robôs nas escolas. Certamente você já ouviu falar sobre esses temas. Há anos diversos países utilizam a robótica com o objetivo de melhorar o aprendizado dos mais variados conceitos devido à sua inerente interdisciplinaridade.
Mas, afinal, como anda o uso de robôs com propósitos educacionais no Brasil?
O artigo "Robótica Educacional e a Produção Científica na Base de Dados da CAPES", de autoria de Nacim Miguel Francisco Júnior, Carla K. Vasques e Thiago Henrique Almino Francisco, apresenta os resultados de uma pesquisa sobre a produção científica brasileira ligada ao tema de Robótica Educacional. Fiquei muito surpreso ao constatar que os autores encontraram apenas onze trabalhos acadêmicos (dissertações de mestrado) sobre Robótica Educacional produzidos em nossos programas de pós-graduação entre 1996 e 2008!! Além disso, grande parte desses trabalhos dá mais ênfase à parte técnica, sendo que apenas três foram gerados em programas da área de Educação!
Iniciativas como a OBR - Olimíada Brasileira de Robótica - ajudam a disseminar o uso da robótica nas escolas através da organização de campeonatos para alunos de ensino fundamental e de ensino médio. No entanto, ainda temos muito a avançar nesse importante campo que pode contribuir, e muito, com o crescimento de nosso país.
Reproduzo aqui um pequeno trecho do artigo para ilustrar a opinião dos autores sobre o tema:
A construção dos projetos de robótica demanda também tolerância e persistência por parte dos alunos. É necessário estabelecer relações entre proposta, execução e construção de uma ideia, projeto; sistematizar raciocínios abstratos, lógicos; trabalhar em grupo, com colaboração e negociação de argumentos; participar ativamente na formulação de hipóteses, refletindo e avaliando as diferentes etapas e procedimentos. A experiência da robótica no contexto educacional é capaz de promover e valorar a cooperação, o diálogo, a interação, a participação pela via da consciência autônoma que, por sua vez, permitirá aos sujeitos situarem-se uns em relação aos outros, sem que as particularidades e singularidades sejam suprimidas. Tais aspectos, conforme Piaget, representam a principal finalidade da educação e da escola.
O artigo completo pode ser obtido aqui.
Para complementar, gostaria de citar dois projetos realizados no Brasil. Um deles é o projeto SIROS, desenvolvido pela equipe de Robótica Pedagógica do NIED/UNICAMP. Este projeto gerou 18 publicações (artigos em congressos, em revistas e capítulos de livros) entre 1998 e 2002. O artigo "DESENVOLVIMENTO DE AMBIENTES DE APRENDIZAGEM BASEADOS NO USO DE DISPOSITIVOS ROBÓTICOS", de autoria de João Vilhete Viegas d’Abreu, é um exemplo.
--- Atualizado em 28/08/2014 ---
O colega Marcio Gomes contribuiu com informações sobre outros trabalhos, mais recentes. Tratam-se de dissertações de mestrado com base nas oficinas promovidas por escolas vinculadas à Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre:
"Robótica na sala de aula de matemática : os estudantes aprendem matemática?"
Autora: Elisa Friedrich Martins - EMEF Marcírio Goulart Loureiro, 2012.
"Robótica educacional como cenário investigativo nas aulas de matemática"
Autora: Karina Disconsi Maliuk - EMEF Mariano, 2009.
"Robótica educacional e resolução de problemas : uma abordagem microgenética da construção do conhecimento"
Autora: Cristiane Pelisolli Cabral - EMEF Heitor Villa Lobos, 2010.
Site do projeto: http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/robotica/index.htm
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Precisamos de mais trabalhos como esses!
Até a próxima!
Muito interessante!!!
ResponderExcluirSou Mestre em Lógica e Filosofia da Ciência e também sinto falta de trabalhos acadêmicos na área de robótica educacional.
www.roboticaeducacional.org