O trabalho que motivou sua premiação é na área de aprendizagem robótica. Especificamente, ele tornou um robô capaz de aprender a fazer alguma coisa através de observação. Depois de observar, o robô tenta descobrir como ele mesmo pode fazer a tarefa. A partir da percepção do ambiente através da visão, o robô é capaz de simular seus movimentos para descobrir quais deve executar para cumprir a tarefa. Então, faz suas próprias tentativas!
O vídeo abaixo mostra o robô pegando uma toalha e dobrando. É uma tarefa usual para humanos, mas este robô está indo onde nenhum outro robô jamais esteve!
Tudo bem. Eu sei... o robô é meio lento mesmo. Leva vários minutos para dobrar a toalha. Mas, lembre-se: ele aprendeu a fazer isso sozinho!! Esta capacidade dá aos robôs uma autonomia sem precedentes! Dá pra imaginar o horizonte de aplicações desta tecnologia?
Outro trabalho muito interessante de Pieter na área de aprendizado de máquina é um helicóptero autônomo que aprende a fazer acrobacias. Esse trabalho foi tema de sua tese de doutorado, defendida em 2008, e é bastante famoso na área de Machine Learning. Veja o vídeo abaixo. É impressionante!
Para quem quiser aprender mais sobre Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina, recomendo que dê uma conferida nos cursos on-line da Universidade de Stanford. São gratuitos!
Introduction to Artificial Intelligence - http://www.ai-class.com
Machine Learning - http://www.ml-class.org/
Até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário