quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Telepresença. Com robôs, claro!

Já imaginou poder estar no conforto de casa e poder "bater ponto" no trabalho?

Certo. Muita gente já imaginou isso e muita gente já trabalha em casa há muito tempo. Mas, este conceito está tomando outra dimensão com a implantação dos robôs para telepresença. Eles fazem mais do que uma simples vídeo-conferência: eles transportam também a capacidade do interlocutor de se mover e de interagir com pessoas que estão em diferentes ambientes, permitindo que a pessoa que comanda o robô participe de reuniões e até bata um papo na sala do cafezinho... mesmo estando a quilômetros do escritório!

Quem acompanha a série The Big Ben Theory deve ter visto o episódio em que o Dr. Sheldon Cooper usa um desses robôs: é o Texai, da empresa Willow Garage. Esta mesma empresa fabrica o PR2, um robô que é muito mais complexo e conta com dois manipuladores fazendo o papel de "braços" do robô!

O vídeo abaixo mostra a opinião da PCWorld sobre o Anybot QB, um modelo que está disponível por US$15.000,00 nos EUA e é chamado pela empresa que o fabrica de Personal Avatar.



Outras aplicações possíveis para robôs como esse são em casos em que a presença de um humano é importante mas pode ser perigosa. Por exemplo, este tipo de robô pode reduzir o risco para os negociadores da polícia que devem se aproximar de sequestradores, ou para os professores que vão dar o resultado de uma prova. :-)

Até a próxima!

2 comentários:

  1. Um dia vou ter um desses para ir a aula por mim, e não vou ter que ficar no calor nem no desconforto da minha sala de aula...
    um dia...

    ResponderExcluir
  2. Ivan, já tem um garoto nos EUA usando um desses para assistir aulas! Ele tem um problema de saúde que o impede de sair de casa, e o robô permite que ele assista às aulas e participe de todas as atividades "junto" com os colegas.
    Veja em:
    http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI220847-17933,00-TELEPRESENTE.html
    Deve ser bacana fazer Educação Física. :-)
    Abraços!

    ResponderExcluir