segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Lego Mindstorms NXT 2.0

Recentemente ganhei de presente o kit de robótica Mindstorms NXT 2.0, da Lego. Trata-se de um kit contendo três motores (cada um já montado em uma estrutura com caixa de redução e sensor de giro/velocidade), quatro sensores (sendo dois de toque, um de cor/luminosidade e um ultrassônico - para medir distância), além de 600 peças de Lego.



O kit traz instruções para montagem de um primeiro robô, que pode ser implementado rapidamente. Aí está o meu, com algumas modificações em relação ao que é sugerido no manual.


O NXT está sendo utilizado por muita gente para montar e programar robôs. Por ter uma interface de programação muito simples e intuitiva, é um excelente kit para iniciantes! Mas, usuários mais avançados também podem aproveitá-lo bastante! De fato, várias escolas técnicas e universidades têm utilizado o NXT em cursos de robótica.

Vários livros tratam de aplicações de robótica com o NXT. O vídeo a seguir é uma propaganda de desses livros: The LEGO MINDSTORMS NXT 2.0 Discovery Book. Ele dá uma boa ideia do que se pode fazer com esse kit!



Outro excelente livro (que eu comprei junto com o kit) é o LEGO Mindstorms NXT Power Programming: Robotics in C. Este ensina a programar o NXT usando a linguagem NXC (Not eXactly C), que é baseada na linguagem C padrão, mas inclui várias funções para comando dos motores, leitura dos sensores e acesso ao display do NXT, dentre vários outros recursos. O ambiente de programação Bricx Command Center, que é gratuito, inclui tal compilador C para o NXT.

--- incluído em 03/03/2014

O NERA - Núcleo de Estudos em Robótica e Automação do Ifes, fez a tradução para o português de um tutorial de programação em NXC. O tutorial para NXC em português está disponível aqui.

---

O vídeo abaixo ilustra o potencial deste kit da Lego. Nesta aplicação foi utilizado um acelerômetro, sensor que não está incluído no set original do NXT 2.0, mas que pode ser comprado separadamente no próprio site da Lego.


Outros fabricantes de sensores para o NXT são a a HiTechnic e a MindSensors. Esta fabrica vários sensores interessantes que a própria Lego não faz, inclusive uma câmera!

Para escolas a Lego tem kits educacionais, a preços e condições especiais.

Se você gosta de robótica e quer começar a praticar, esse kit do NXT 2.0 vale à pena!!
Até a próxima!