segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Lego Mindstorms NXT 2.0

Recentemente ganhei de presente o kit de robótica Mindstorms NXT 2.0, da Lego. Trata-se de um kit contendo três motores (cada um já montado em uma estrutura com caixa de redução e sensor de giro/velocidade), quatro sensores (sendo dois de toque, um de cor/luminosidade e um ultrassônico - para medir distância), além de 600 peças de Lego.



O kit traz instruções para montagem de um primeiro robô, que pode ser implementado rapidamente. Aí está o meu, com algumas modificações em relação ao que é sugerido no manual.


O NXT está sendo utilizado por muita gente para montar e programar robôs. Por ter uma interface de programação muito simples e intuitiva, é um excelente kit para iniciantes! Mas, usuários mais avançados também podem aproveitá-lo bastante! De fato, várias escolas técnicas e universidades têm utilizado o NXT em cursos de robótica.

Vários livros tratam de aplicações de robótica com o NXT. O vídeo a seguir é uma propaganda de desses livros: The LEGO MINDSTORMS NXT 2.0 Discovery Book. Ele dá uma boa ideia do que se pode fazer com esse kit!



Outro excelente livro (que eu comprei junto com o kit) é o LEGO Mindstorms NXT Power Programming: Robotics in C. Este ensina a programar o NXT usando a linguagem NXC (Not eXactly C), que é baseada na linguagem C padrão, mas inclui várias funções para comando dos motores, leitura dos sensores e acesso ao display do NXT, dentre vários outros recursos. O ambiente de programação Bricx Command Center, que é gratuito, inclui tal compilador C para o NXT.

--- incluído em 03/03/2014

O NERA - Núcleo de Estudos em Robótica e Automação do Ifes, fez a tradução para o português de um tutorial de programação em NXC. O tutorial para NXC em português está disponível aqui.

---

O vídeo abaixo ilustra o potencial deste kit da Lego. Nesta aplicação foi utilizado um acelerômetro, sensor que não está incluído no set original do NXT 2.0, mas que pode ser comprado separadamente no próprio site da Lego.


Outros fabricantes de sensores para o NXT são a a HiTechnic e a MindSensors. Esta fabrica vários sensores interessantes que a própria Lego não faz, inclusive uma câmera!

Para escolas a Lego tem kits educacionais, a preços e condições especiais.

Se você gosta de robótica e quer começar a praticar, esse kit do NXT 2.0 vale à pena!!
Até a próxima!

20 comentários:

  1. Muito legal seu post!
    Sou professor de robótica educacional em Belo Horizonte e utilizo o LEGO MINDSTORMS NXT 2.0 - é um kit sensacional para todas as idades!
    Acesse meu site: www.roboticaeducacional.org

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acho que vou dessiti de fazer robotica os kits da lego
      sao muito carro eu nao tenho condisao

      Excluir
    2. Jackson, no Brasil o kit NXT é meio caro mesmo. No Mercado Livre você consegue encontrar mais barato que nas lojas, por isso sugiro que você dê uma olhada nessa opção. No site da Amazon.com o preço é ainda menor, mas a Amazon não vende para o Brasil. Se você conhecer alguém que possa comprar nos EUA e trazer para você, essa é a melhor opção. O preço está dentro da cota permitida para entrada de produtos sem o pagamento de impostos.
      Outra coisa: comprar um kit da Lego não é a única opção para se trabalhar com robótica! Veja se sua escola possui algum tipo de kit. Existem outras opções de kits e ainda há a possibilidade de você montar seu próprio robô, por exemplo, usando Arduino.

      Excluir
    3. cara eu ainda nao comessei o curso pq nao sei aonde posso fazer e tambem nao sei trabalhar com arduino

      Excluir
  2. Olá, Anderson!
    Acessei o seu site e vi muitas coisas legais sobre Robótica Educacional. Parabéns! Ainda estou engatinhando nessa área e não conhecia os kits Modelix nem Fischertechnik. Também são muito interessantes!
    Obrigado pela visita e volte sempre! :-)

    ResponderExcluir
  3. Olá. Boa noite, queria uma ajuda sua cara, tem algum progama alem do LabView da national instruments, que da pra programar o LEGO ? eu faço engenharia de computaçao, e tou achando um pouco complicado fazer esse robozinho andar em uma linha de montagem, obrigado.. parabens pelo blog

    ResponderExcluir
  4. outra coias, esqueci de deixar meu contato, elison_15@live.com, ou elison.info@gmail.com se poder me da uma luz vou ficar muito grato.

    ResponderExcluir
  5. Olá, Elison!
    Sugiro que você experimente o Bricxcc, que permite programar o Lego na linguagem NXC (é um C modificado que possui funções específicas para o NXT). Muita gente usa esse, e é gratuito!

    http://bricxcc.sourceforge.net/

    Se você gosta de Java, veja também:
    http://lejos.sourceforge.net/

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  6. oiiii eu sou aluna do sesi,la nos temos aulas de robótica lego e temos competições regionais,estaduais,nacionais e depois mundiais!!um abraço eu sou uma competidorae ja viajei pra varios lugares com a minha equipee

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Nathy!
      Ter aulas de robótica na escola ajuda muito mesmo. Acho muito legal você participar de competições e viajar com sua equipe! Eu oriento a equipe Emerotecos, daqui do ES, que também já competiu em vários lugares, inclusive aí em São Paulo. Se você quiser conhecer, tem alguns posts sobre a Emerotecos aqui no blog. Ou visite o site da equipe: www.emerotecos.com
      Abraços e bom trabalho com seus robôs! :-)

      Excluir
    2. caraca, to ficando louco... hahaha
      Felipe, sou seu fã. Espero te conhecer em breve, já que meu professor orientador te conhece.
      E agora estou sonhando em chegar onde os garotos da emerotecos estao... Alpha Robotic Team vai competir esse ano ein! heheeh

      Abraço, Bruno Hemerly.

      brunollhh@gmail.com

      Excluir
    3. Olá, Bruno!
      Vocês podem chegar onde a Emerotecos chegou e até mais! Trabalhem com muita dedicação e esforço, que serão recompensados!
      Se precisarem de algo que eu possa ajudar, é só entrar em contato.
      Vamos nos conhecer na estadual da OBR! Vocês vão participar, não vão?
      Abraços!

      Excluir
  7. Olá Felipe!
    Meu nome é Paula e sou aluna do curso de Ciência da Computação no ES. Estou terminando meus estudos e preciso adiquirir esse robô (Lego Mindstorms 8547) para concluir meu TCC. Eu não tenho o apoio financeiro da faculdade, entao vou precisar pagar do meu bolso. Por isso gostaria de saber se você, ou alguem, conhece um meio de compra-lo com um preço mais em conta. Eu já conheço os locais de compra "padrão" (Loja virtual da Lego, Ebay, Mercado Livre, etc), o que na verdade eu procuro são locais diferentes, que o pessoal que já trabalha com Lego a um tempo conhece e que possa me ajudar. Tenho preferencia de comprar novo, mas tambem pode ser um usado, estando em perfeitas condições de uso. Espero contato (paula.aju.vv@gmail.com). Agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Paula. Para comprar novo, acho que a melhor opção é você pedir a algum conhecido que traga dos EUA. Na Amazom.com o preço é muito melhor que no Brasil, mas eles não enviam para cá. Se isso não for possível, creio que o Mercado Livre ou Ebay sejam os melhores sites mesmo.
      Desejo boa sorte em seu trabalho!

      Excluir
  8. Ola felipe , eu estudo no IFRN - Instituto Federal do Rio Grande do Norte, faço curso de Mecatrônica, eu estou trabalhando com NXT lego 2.0, e a linguagem que eu to programando é NXT-G que é da propria Mindstorms, e eu queria programar usando linguagem NXC, linguagem C, usando o brincxCC, so que eu sei fazer o download para o 1.0, so que o 2.0 eu não consigo, ai queria saber se tem que instalar algum driver ou algo assim, por favor me ajude ( e-mail - saulo_dantas96@hotmail.com ) aguardo resposta .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Saulo. Pelo que sei, o BricxCC grava o NXT 2.0 normalmente. Eu não me lembro de ter instalado um driver. Recomendo que você instale a versão mais atual do BricxCC: http://sourceforge.net/projects/bricxcc/files/bricxcc/
      No site do NERA há um pequeno tutorial de programação em NXC que foi traduzido por um aluno meu:
      http://nera.sr.ifes.edu.br/?p=95
      Espero que te ajude!

      Excluir
  9. oi sou aluna do sesi e vou motar lego com motor tambem e estou ansiosa

    ResponderExcluir
  10. Em uns dos videos vc estava usando um programa para a montagem do Robô.Qual é o nome?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se for o que estou pensando, é o Lego Digital Designer.
      http://ldd.lego.com

      Excluir