domingo, 19 de fevereiro de 2017

Mecatrônica ou Controle e Automação?

Que curso devo fazer para estudar Robótica? Engenharia Mecatrônica ou Engenharia de Controle e Automação? Qual é a diferença entre eles?

Muita gente tem dúvidas sobre a diferença entre Engenharia Mecatrônica e Engenharia de Controle e Automação, e eu recebo muitas perguntas sobre esse tema. Vou dar a minha visão aqui pra tentar ajudar no esclarecimento.

De fato, no Brasil existe uma confusão na nomenclatura desses cursos de engenharia. Algumas faculdades tratam os cursos de forma distinta: Mecatrônica como ênfase da mecânica, Controle e Automação como ênfase da Elétrica. Outras tratam os termos "Mecatrônica" e "Controle e Automação" como sinônimos. Vale conferir a grade curricular de cada curso que você tiver interesse em fazer.

Eu já dei aula em dois cursos de Engenharia de Controle e Automação: na UCL (Faculdade do Centro Leste) e no IFES - Campus Serra. Ambos podem ser considerados mais próximos da elétrica, embora o curso da UCL tenha algumas matérias a mais da mecânica. Além das matérias básicas das engenharias, em ambos há matérias sobre Robótica. Também há várias matérias que tratam de Circuitos Elétricos, Eletrônica Analógica e Digital, Microcontroladores, Controle, CNC, PLC, Instrumentação, Sensores etc. Recomendo uma olhada nas grades curriculares pra terem uma ideia melhor:

http://sr.ifes.edu.br/index.php?option=com_content&view=article&id=146:engenharia-de-controle-e-automacao&catid=56:engenharia-controle-e-automacao&Itemid=73

https://www.ucl.br/graduacao/engenharia-de-automacao-e-controle/

No Brasil o Ministério da Educação (MEC) recomenda oficialmente apenas o uso do nome Engenharia de Controle e Automação, e não Engenharia Mecatrônica. Há alguns anos o MEC iniciou um processo para reduzir a quantidade de denominações de engenharia, agronomia e arquitetura no Brasil, de mais de 200 para  apenas 22. A lista de denominações e descrição do perfil profissional corresponde está disponível aqui:

http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/referenciais2.pdf

O MEC também publicou uma lista de convergência de denominações para os cursos de engenharia, esclarecendo qual nova denominação deve ser considerada para cada denominação antiga. Assim todos podem ter uma ideia melhor de como o Ministério da Educação classifica cada formação:

http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/convergencia_denominacao.pdf 

Portanto, entendo que o título oficial recebido após o curso deva ser Engenherio de Controle e Automação. Dependendo da faculdade, a formação pode ser uma ênfase do curso de Mecânica ou de Elétrica. Nesses casos, o título recebido poderá ser Engenheiro Mecânico ou Engenheiro Eletricista, com a ênfase correspondente.

Resumindo, é muito importante conferir a informação com a faculdade de seu interesse, principalmente porque os cursos podem dar habilitações diferentes (junto aos CREAs), impactando diretamente nas áreas em que o engenheiro pode atuar depois de formado.

Espero que esse texto ajude a esclarecer um pouco mais a sobre a denominação desses cursos.
Até a próxima!