quarta-feira, 27 de junho de 2012

Melhor robô do mundo no Rescue B é da Emerotecos!

Já divulguei aqui várias notícias sobre a equipe Emerotecos. Mas esta tem um gostinho muito especial, pois a equipe acaba de conquistar o primeiro prêmio na apresentação do projeto e construção do robô usado na categoria Resgate B da RoboCup Junior 2012, realizada de 18 a 24 de junho na Cidade do México! 

No total, 19 equipes de diversos países (como Japão, Alemanha, Itália, Suécia, Irã, entre outros) participaram desta mesma categoria. Além do prêmio de melhor robô do mundo, a Emerotecos também obteve o quarto lugar na competição individual de equipes do Resgate B e o terceiro lugar na competição de supertimes na mesma categoria, competindo junto com a equipe da Eslovênia. Na prova de supertimes, duas equipes se unem (escolhidas por sorteio) para programarem seus robôs realizarem a tarefa de resgate de forma cooperativa.

Emerotecos com a equipe da Eslovênia recebendo o troféu de terceiro lugar na competição de supertimes.

A Emerotecos é uma equipe formada pelos alunos do IFES André Oliveira, Gabriel Guimarães, Ivan Seidel e Matheus Canejo da Cunha, todos alunos do ensino médio integrado a cursos técnicos do Campus Vitória (dois são do curso de Mecânica e dois são de Eletrotécnica). A equipe está vinculada ao NERA - Núcleo de Estudos em Robótica e Automação, e é orientada pelos professores Hudson Cassio Oliveira (da coord. de Mecânica do Campus Vitória) e por mim (coord. de Engenharia de Controle e Automação do Campus Serra).

O resultado alcançado pela equipe é fruto do trabalho dedicado desses quatro alunos, que projetaram, construíram e programaram um robô completo para competir na categoria Resgate B da RoboCup Junior. Nessa categoria os robôs participam de uma situação simulada de desastre. Depois de programados, os robôs devem percorrer um labirinto e encontrar "vítimas", que são identificadas por pontos aquecidos a uma temperatura próxima à do corpo humano. Toda a prova deve ser feita de maneira completamente autônoma (ou seja, sem controle remoto).

Após a competição, os alunos também participaram do Workshop de Robótica Educacional, parte do Simpósio da Robocup, onde apresentaram o trabalho Design and Implementation of an Android-Based Omnidirectional Robot for the RoboCup Junior Rescue B Competition, que trata do desenvolvimento de seu robô (veja aqui o programa do simpósio). Eu também tive a oportunidade de apresentar um trabalho no mesmo simpósio, falando sobre as atividades de robótica educacional desenvolvidas pelo NERA. 

Equipe Emerotecos apresentando seu robô no Simpósio da RoboCup.

Em nome da Emerotecos gostaria de agradecer às instituições e às pessoas que proporcionaram nossa viagem para participar da RoboCup 2012! Em especial, agradecemos às empresas Nova Didacta, Use Móveis, Proesi, Copy Express, Productiva-Hailtools, InTechno, Proesi e Qualidata. Agradecimentos especiais aos professores Ricardo Paiva e Tadeu Pissinati, do IFES, por seu esforço em sempre ajudar a equipe, e à professora Carmen Faria, da UFES, por sempre nos incentivar e motivar. Também agradecemos aos demais professores do IFES e a todos os amigos e companheiros de competição pelo apoio, companhia e amizade! 

A Emerotecos agradece aos patrocinadores!

No vídeo a seguir você pode conferir o desempenho do robô desenvolvido pela equipe.




Mais informações sobre o desenvolvimento do robô da Emerotecos podem ser encontradas no blog TechLego, mantido pelo Ivan:


Até a próxima!