domingo, 23 de agosto de 2015

ROSOS - simulador gratuito de futebol de robôs

Tela do ROSOS no início de uma partida.
Que tal programar seu próprio time de robôs para jogar futebol? E o melhor é que você não precisa gastar dinheiro!

O amigo e ex-aluno Ivan Seidel Gomes e eu criamos uma plataforma de simulação para futebol de robôs. O objetivo principal é prover acesso à robótica educacional a todos os alunos, inclusive aos que não têm acesso a robôs físicos!

Ok, fiz só o início do código e o Ivan fez a maior parte. No fim, o software também contou com a colaboração do Renato Ferreira e do João Pedro Vilas. Mas, eu fiz o importante papel de supervisão e cobrança até o seu nascimento. ;-)

A plataforma que criamos é chamada ROSOS (RObot SOccer Simumator). É open-source e roda em computadores com sistema operacional Windows, MAC OS ou Linux.

ROSOS simula uma partida de futebol jogada por robôs autônomos. O tamanho do campo e a quantidade de robôs por time é variável. Cada time deve programar os seus próprios robôs e o simulador controla a interação entre os componentes físicos. Os robôs contam com motores e sensores virtuais de forma que cada equipe pode utilizá-los para movimentação de seu robô, localização da bola, medição de distância, orientação etc. Os programas dos robôs virtuais possuem a mesma estrutura dos programas de robôs reais, sendo possível inclusive simular ruído e falhas nos sensores, o que torna a experiência mais próxima do uso de robôs reais.

Tela do ROSOS com campo de maior área durante a realização de uma partida.

A criação do simulador já resultou em dois artigos. O primeiro, intitulado "Soccer Simulation League – a proposal for the RoboCupJunior competition", foi apresentado por nós em julho de 2015 no WEROB - Workshop on Educational Robotics da RoboCup, realizada na China. O segundo, intitulado "Junior Soccer Simulation - Providing all primary and secondary students access to educational robotics", será apresentado em outubro no Latin American Robotics Symposium. Este também tem a coautoria da professora Carmen Faria Santos, do Laboratório de Robótica Educacional da UFES.

Uma pequena competição foi organizada no campus da UFABC em julho de 2015 para testar o simulador. A competição foi realizada pela seção UFABC do IEEE RAS e pela Tenda Digital, com apoio da WebRádio UFABC e da Inova UFABC e com patrocínio da RoboCore e da Giro UFABC. O vídeo abaixo foi gravado no dia da competição. Confira as partidas!



Interessados em usar o simulador ou em contribuir com a sua melhoria podem obtê-lo no link abaixo. Para executar ROSOS é necessário também instalar o software gratuito Processing.
 https://github.com/ivanseidel/Robot-Soccer-Simulator

Com a ajuda de outros colaboradores, foi criado um canal no YouTube com instruções de uso e exemplos. Confira!
https://www.youtube.com/channel/UCZekRTPIwhe56lbicQpO-vg

Espero que gostem e aproveitem o ROSOS!

Até a próxima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário