sexta-feira, 2 de maio de 2014

Mini-curso de Sistemas Embarcados com Arduino

Quem quer construir seu próprio robô precisa ter conhecimentos básicos de sistemas embarcados. A denominação "sistemas embarcados" é utilizada para caracterizar sistemas que contêm um computador (ou mais) dedicado e encapsulado no dispositivo ou sistema que controla. Ou seja, é um conceito muito amplo que envolve eletrônica, microcontroladores, sensores, atuadores, comunicação de dados etc.

Pela primeira vez a ISA-ES promoveu um Curso Estudantil de Introdução a Sistemas Embarcados com Arduino, que tive o prazer de lecionar. O curso teve carga-horária de 16h e foi realizado de 31 de março a 03 de abril de 2014 nas instalações da Faculdade MULTIVIX - Serra, ES. Teve a participação de 24 estudantes que, em sua maioria, atuam como profissionais nas indústrias capixabas.

Apesar de sua curta duração, durante o curso foi possível abordar vários dos tópicos mencionados acima, relacionando-os com uma atividade prática sempre que possível. O resultado da pesquisa ao final do curso me deixou muito feliz, pois demonstrou um ótimo índice de satisfação dos alunos: 63% atingiram suas expectativas e os demais tiveram suas expectativas superadas!

--- editado em 25/06/2014
A convite do professor Thiago Maduro, nos dias 19 e 20 de julho eu repeti esse curso no Campus São Mateus do IFES. A ideia principal era motivar o grupo de alunos que está trabalhando com robótica, mas a turma do curso acabou sendo mais ampla, com alunos e professores dos cursos Técnico em Eletrotécnica e Engenharia Mecânica. Todos contaram com kits contendo Arduino e componentes eletrônicos e puderam exercitar o conteúdo do curso através de mais de uma dezena de atividades práticas.

Os slides atualizados do curso estão aqui:



As atividades práticas realizadas durante o curso incluíram a leitura de sensores digitais e analógicos, comunicação serial, comunicação entre Arduinos, acionamento de LCD de caractere, acionamento PWM, entre outras. Os programas estão disponíveis em meu GitHub:

https://github.com/felipenmartins/curso_arduino

Espero que essas informações e exemplos ajudem no entendimento de conceitos importantes para a robótica.

Até a próxima!


Referências:
http://www.isa-es.org.br/portal/noticia/pela-primeira-vez-a-isa-es-promoveu-curso-estudantil-de-introducao-a-sistemas-embarcados-com-arduino/
http://isaesblog.wordpress.com/cursos/curso-microcontrolador-arduino/