sexta-feira, 1 de junho de 2012

iCub

iCub: o robô que aprende como criança.
Não! Esse não é um robô da Apple!

Apesar do nome, esse robô está sendo desenvolvido por um grupo de cientistas europeus. O projeto tem o objetivo de construir um robô humanóide, com características de uma criança, para o estudo de funções cognitivas.

No Swiss Federal Institute of Technology in Lausanne - EPFL, pesquisadores estão trabalhando num sistema que controla as partes superior e inferior do corpo do robô. Cientistas estão ensinando o robô da mesma maneira como se ensina a uma criança!

Já foram feitas diversas experiências para ensinar o robô a se mover de um ponto a outro engatinhando. Essa não é uma tarefa nada fácil! Imagine: esse robô possui 7 graus de liberdade em cada perna e outros 7 em cada braço. Logo, para engatinhar o robô deve aprender a controlar nada menos que 28 motores simultaneamente! Tarefas como essa permitem que os cientistas estudem de que forma o cérebro constrói um modelo de seu próprio corpo - certamente mais eficiente do que o cálculo clássico de cinemática inversa. ;-)

Outra área de estudo envolve o controle da cabeça e dos olhos para focalizar objetos de interesse e entender suas características. O robô é capaz de entender comandos verbais dados por uma pessoa, associar características do objeto a seu nome e reproduzir o que aprendeu! Veja dois exemplos muito interessantes nos vídeos abaixo.







Ainda há muito a se desenvolver em termos de inteligência artificial. Mas esse robôZINHO nos mostra que estamos no caminho!

Até a próxima!

Referências:

Nenhum comentário:

Postar um comentário