terça-feira, 10 de agosto de 2010

Fotos das palestras de Robótica na UFES


Conforme anunciado aqui no Blog, no dia 9 de agosto os professores Dr. Ricardo Carelli e Dr. Vicente Mut, ambos do Instituto de Automática (INAUT) da Universidad Nacional de San Juan (UNSJ), Argentina, proferiram duas palestras sobre robótica na UFES. Eles apresentaram resultados de pesquisas sobre robótica móvel realizadas em seu instituto.

O professor Dr. Mário Sarcinelli Filho (foto ao lado) fez a abertura do evento, que contou com a participação de professores e alunos da UFES, da UCL - Faculdade do Centro Leste, e de universidades estrangeiras que estão participando de projetos na UFES, como a UNSJ.

A primeira palestra foi feita pelo professor Ricardo Carelli, que falou sobre Manipuladores Móveis. Ele apresentou o desenvolvimento de um modelo matemático para manipuladores móveis, que são robôs manipuladores montados sobre uma plataforma que pode se deslocar. Nesse caso, a plataforma móvel também é um robô.


Além do modelo, o professor Carelli apresentou o desenvolvimento de controladores cinemático e de compensação dinâmica para o sistema. Vários resultados de simulações e experimentos também foram mostrados.

Já o professor Mut apresentou os resultados de uma pesquisa sobre teleoperação de mini-helicópoteros, também apresentado sua modelagem matemática e desenvolvimento de controladores.


As palestras foram proferidas em espanhol, mas isso não significou uma limitação à participação da platéia, que fez várias perguntas durante e após as apresentações.


Na semana de 16 a 20 de agosto haverá outras palestras dos pesquisadores Dr. Carlos Sória e Dr. Flávio Roberti, também do INAUT/UNSJ. As datas e horários serão divulgadas aqui no Blog! Fique ligado e até a próxima!

2 comentários:

  1. Acho que vale enfatizar que a complexidade matemática da robótica não deve ser encarada como uma dificuldade, e sim como uma motivação para o desenvolvimento de novas tecnologias nas mais diversas aplicações, sejam elas a de assistência, entretenimento ou serviços.

    ResponderExcluir
  2. Sem dúvida, meu caro Alexandre! Aliás, fazer o controle com base no modelo matemático é apenas uma das abordagens. O mesmo problema pode ser resolvido com a utilização de técnicas que não envolvem tanta matemática, como a baseada em comportamentos. Naturalmente, os resultados serão distintos.

    ResponderExcluir