quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Alunos do IFES vão representar o ES na Olimpíada Brasileira de Robótica

Os alunos Matheus Canejo (do curso Técnico em Mecânica), Ivan Seidel e Yan Victor Marim (do curso Técnico em Eletrotécnica), orientados pelo professor Hudson Cássio Gomes de Oliveira, da Coordenadoria de Mecânica (IFES - campus Vitória), conquistaram a etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica – OBR – no dia 11/09/2010, e vão representar o Espírito Santo na etapa nacional da competição! Terei o prazer de acompanhá-los nesta viagem.

O desafio dos alunos que participaram da etapa capixaba foi criar um robô capaz de simular um salvamento de vítimas em um ambiente que sofreu incêndio. Cada equipe, formada por, no máximo, quatro estudantes, construiu e programou uma máquina que, de forma autônoma, teve de realizar um percurso em menos de cinco minutos, desviando-se de escombros, passando por caminhos obstruídos, identificando ou salvando vítimas representadas por latas de refrigerante.

O robô vencedor da etapa capixaba, construído e programado por Ivan, Yan e Matheus, está na foto acima. Será o representante do ES na categoria Resgate da OBR.

A etapa final da OBR acontecerá na Joint Conference 2010, um evento sediado pela FEI, em São Bernardo do Campo, que reunirá várias competições de robótica e congressos entre 23 e 28 de outubro. Entre outros, ocorrerão em conjunto o XX Simpósio Brasileiro de Inteligência Artificial (SBIA), o XX Simpósio Brasileiro de Redes Neurais (SBRN), a IV Reunião de Robótica Inteligente (JRI), a IX Competição Latino-americana de Robótica (LARC) e o IX Simpósio Latino-Americano de Robótica (LARS). Mais informações e um vídeo promocional estão aqui!

Alexandre e eu estaremos no evento! Publicarei algumas notícias e fotos aqui sempre que puder! Acompanhem por aqui e pelo Twitter (@f_n_martins).

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário