domingo, 22 de dezembro de 2013

Simulador on-line para Arduino

Durante muito tempo eu procurei por um simulador de Arduino que fosse bom e fácil de usar (como o próprio Arduino). Apesar de existirem vários programas capazes de simular o Arduino, acho que o 123D Circuits, da Autodesk, é de longe o melhor de todos!

A Autodesk oferece ferramentas de simulação 3D há anos e agora também está entrando na área de simulação eletrônica. O 123D Circuits é gratuito e roda direto no navegador (isso mesmo: você não precisa instalar nada!).

Além de simular circuitos eletrônicos que incluem o Arduino, o 123D Circuits permite que você crie o desenho de uma placa de circuito impresso com o circuito que você projetou e simulou. Essa placa pode ser personalizada por você e pode ser entregue na sua casa (essa parte você paga).

Experimente o 123D Circuits aqui mesmo: a figura abaixo mostra um circuito bem simples que eu construí com um Arduino, um resistor, um LED e um voltímetro. Os quatro ícones da direita mostram  quatro diferentes telas:

  • visão do proto-board;
  • simulação em funcionamento (programa do Arduino e eletrônica);
  • diagrama esquemático;
  • placa de circuito impresso.
Clique e experimente!





Na simulação acima o Arduino está rodando um programa bem simples, que aumenta e diminui o brilho do LED gradativamente. Também é possível abrir uma janela de terminal e testar a comunicação serial entre o computador e o Arduino! Veja:



Acessando a página do simulador você terá acesso ao código, ao circuito e aos desenhos das placas de circuito impresso desse e de muitos outros projetos! Sim! Você pode compartilhar seu projeto no site e ter acesso aos projetos da galera! Aproveite essa poderosa ferramenta!!

Até a próxima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário