sábado, 30 de novembro de 2013

Robótica Educacional para Absolutamente Principiantes

Já comentei sobre a importância de se difundir a Robótica Educacional, especialmente no Brasil. A Robótica Educacional usa a robótica como fator motivador na educação de crianças e jovens, podendo ser utilizada para aprendizado e fixação de conceitos de diversas disciplinas.

Muitos professores deixam de usar essa poderosa ferramenta por falta de oportunidade de estudá-la. Se esse é o seu caso, seus problemas acabaram! Bom, pelo menos esse é o caso se você entende inglês.

A professora  Jennifer S. Kay, do Rowan University Laboratory for Educational Robotics, está oferecendo um curso on-line, totalmente gratuito, destinado a professores que desejam utilizar a robótica educacional em suas aulas. Melhor! O curso é feito para aqueles que nunca viram, nunca montaram e nunca programaram um robô!

O curso é baseado no kit de robótica educacional Lego NXT. Esse kit é amplamente utilizado em vários países do mundo e eu mesmo já fiz vários comentários sobre ele aqui no blog. Com ele os alunos (e professores) podem montar um robô facilmente usando peças de Lego, sensores e motores, e programá-lo com uma linguagem de programação gráfica muito intuitiva.

O vídeo a seguir apresenta o curso, cuja página pode ser acessada aqui:



Espero que você possa aproveitar esse curso dedicado a quem é absolutamente principiante, e que tem vontade de aprender (e ensinar) robótica!

Aproveito para agradecer ao colega José Ignácio Serafini pela dica.

Até a próxima!

Referência:
https://cs4hsrobots.appspot.com/preview

Nenhum comentário:

Postar um comentário