quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Competições de Robótica na FEI


Olá, pessoal! As competições de robótica terminaram hoje (ontem, pois já passa de duas da manhã!). O evento foi muito bacana! Várias competições ocorreram simultaneamente e no mesmo local (estádio da FEI, em São Bernardo do Campo - SP). Foram quatro dias de muito trabalho, inclusive com muita gente dormindo pelo ginásio mesmo! :-)


Mas também foram dias de muita diversão, torcida, cooperação, competição, aprendizado e crescimento. Foi incrível ver como as equipes que chegam para competir muitas vezes cooperam entre si e trocam informações sobre seus robôs, seus programas e suas estratégias. O objetivo maior é a disseminação do conhecimento! Acompanhei mais de perto o caso das equipes da Universidade Federal de Viçosa e da Federal de São João del Rei, que chegaram à competição enfrentando várias dificuldades em seus times da RoboCup F-180 (mostrada na foto abaixo).


Ambas trabalharam em cooperação e conseguiram evoluir bastante! Também colaboraram com uma equipe colombiana, da Universidad Santo Tomaz, que terminou em segundo lugar nesta categoria! Foi muito legal!

As equipes da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) também fizeram muito bonito. As competições da categoria de Resgate contaram com a participação da mais de vinte equipes com alunos do ensino fundamental e 19 equipes com alunos de ensino médio, de escolas de todo o país.


Na OBR o ES foi representado por duas equipes: uma do CEDTEC no ensino fundamental e outra do IFES (Campus Vitória) no ensino médio. A equipe do CEDTEC ficou em segundo lugar e a equipe do IFES, que tive a oportunidade de acompanhar, ficou em terceiro! Excelente participação! Parabéns às equipes!


A UFES também estava representada por uma equipe na categoria IEEE Standart Educational Kit, da competição latino-americana. O desafio envolvia a cooperação de dois robôs para a solução de um problema numa tubulação de petróleo. A equipe da UFES ficou em primeiro lugar!! Parabéns!


Os resultados completos das competições podem ser encontrados aqui.

O evento vai deixar muita saudade! Foi uma grande alegria ter podido participar como professor orientador da equipe do IFES e também colaborar com as competições, como árbitro nas competições de resgate da OBR. Espero ter a oportunidade de repetir a dose nos próximos anos!!

Outras fotos das competições estão a seguir.
Até a próxima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário