segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Encontro Tecnológico no IFES inclui Minicursos de Robótica

Nos dias 18 e 19 de novembro de 2010 será realizado o Encontro Tecnológico no campus Serra do Instituto Federal do Espírito Santo. O evento, que é gratuito e aberto à comunidade, será composto por palestras, minicursos, apresentações de trabalhos e visitação aos laboratórios da instituição.

Várias palestras e minicursos tratarão de temas ligados às áreas de automação, instrumentação, e informática. Alguns exemplos são os minicursos de SolidWorks, Desenvolvimento de Aplicações usando C#, Aplicações de Microcontroladores PIC em Automação, Sistemas de Pesagem Industrial, Redes Industriais, Classificação de Áreas Explosivas, entre outros.


Entre os minicursos, dois tratam de Robótica:

1. Controle de Robôs Móveis e de Sistemas Multirrobôs
Data: 18/11, de 14h às 16h.
Palestrante: Felipe Nascimento Martins, Dr. - Professor do IFES e da UCL
Conteúdo: O que é um robô; Classificação dos robôs (Manipuladores, Industriais, de Serviço e Móveis); Sensores; Modelo e controle de robôs móveis terrestres a rodas - exemplos; Sistemas multirrobôs; Controle de sistemas multirrobôs - Exemplos. Competições de robôs.

2. Fundamentos Computacionais de Robótica Móvel
Data: 19/11, de 15h às 18h.
Palestrante: Leonardo A. Scardua, M.Sc. - Professor do IFES
Conteúdo: Definição do que é um robô móvel. Os problemas computacionais de Robótica Móvel:
navegação, localização e mapeamento. Atuadores e sensores: tipos e características. Aprendizagem em Robótica Móvel: métodos e exemplos. Arquiteturas para Robótica Móvel: reativas, deliberativas e híbridas. Estudos de caso.

Embora ambos os cursos tratem de Robótica Móvel, sua abordagem será diferente: o primeiro abordará mais a parte de controle enquanto o segundo enfatizará os problemas computacionais envolvendo navegação e aprendizagem.

Para quem gosta de robótica, também recomendo o seguinte minicurso:

Microcontroladores PIC em Automação
Data: 18/11, das 16h às 18h.
Palestrante: Eng. Emerson Pereira Trarbach, M.Sc. - Engenheiro de Desenvolvimento da MTS Engenharia
Conteúdo: O minicurso tem como objetivo apresentar toda familia de microcontroladores da linha PIC da Microchip, além de exemplos práticos de aplicações em produtos da MTS Engenharia. Teremos ainda um exemplo em tempo real para demonstração no minicurso.

Confiram e aproveitem!
Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário