segunda-feira, 4 de abril de 2011

Roomba 555

Há poucos dias um amigo comprou um Roomba, aquele robô aspirador-de-pó da empresa iRobot. Eu já tinha visto vários artigos sobre esse robô, mas nunca tinha visto um de perto. Por isso, colocamos o robô pra trabalhar!

Gostei muito do que vi. Em primeiro lugar, ele é muito prático: para iniciar a limpeza, basta pressionar o botão que fica bem no centro, na parte superior do robô. Depois disso, ele faz tudo sozinho: navega pelo ambiente aspirando tudo! Se precisar movê-lo, basta levantá-lo (pela alça ou segurando pelas laterais), que a aspiração é interrompida automaticamente. Em seguida, basta recolocar no chão e pressionar o botão novamente. 

Testamos o robô em diferentes tipos de piso, inclusive em tapetes e na transição entre piso de pedra e tapete. O robô se movimentou muito bem em todos os casos. Ele é dotado de sensores infravermelhos e de toque, que permitem que ele detecte obstáculos. Ele classifica os obstáculos como sendo de dois tipos: aqueles que são intransponíveis, que ele tenta contornar, e aqueles que podem ser atravessados. Na segunda categoria estão obstáculos como um lençol de cama ou uma toalha de mesa. Ao detectar um obstáculo o robô reduz sua velocidade e continua seguindo em direção a ele. Se o obstáculo "ceder", como ocorre com um lençol ou uma toalha, ele o atravessa e continua a limpar por baixo da cama ou da mesa. Achei isso muito bacana! Ele também tem sensores infravermelhos apontando para baixo, o que permite a identificação de escadas (ele não vai rolar escada abaixo).

No que corresponde à limpeza, o Roomba não está para brincadeira! O aspirador é potente e ele vem com uma série de escovas que realmente recolhem o pó e a sujeira. Uma característica muito legal é a escova giratória que alcança e limpa os cantinhos! Funciona muito bem! Além disso, o Roomba detecta áreas mais sujas e permanece nelas por mais tempo.


Sem dúvida, o que eu achei mais legal é a capacidade do Roomba de encontrar sua base de recarga, voltar até ela e se acoplar sozinho! Assim, se ele estiver trabalhando e a bateria enfraquecer, ele volta à base, se recarrega, volta a trabalhar e termina o serviço! Sem reclamar!!

 

O vídeo abaixo mostra um pouco do Roomba em ação:


Eu quero um!!!!

A empresa iRobot também fabrica vários outros tipos de robôs. Por exemplo, para aplicações residenciais, além do aspirador de pó, eles também vendem robôs que fazem a limpeza de pisos (com água e sabão), robôs que limpam piscinas e robôs que limpam calhas de telhados.

A iRobot também fabrica robôs para aplicações industriais e até militares! E eles são... bravos! Veja mais sobre esses robôs aqui!

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário