quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Robôs que aprendem com pessoas

Que tal ter um robô que é capaz de aprender a fazer algo apenas assistindo alguém fazendo? Pois é nisso que Pieter Abbeel está trabalhando! Pieter é professor em Berkeley, Universidade da Califórnia, e recentemente recebeu o prêmio "MIT Tech Review 2011: Young Innovators Under 35 Award" (TR35), oferecido anualmente pelo MIT a pessoas com menos de 35 anos de idade que realizam trabalhos inovadores.

O trabalho que motivou sua premiação é na área de aprendizagem robótica. Especificamente, ele tornou um robô capaz de aprender a fazer alguma coisa através de observação. Depois de observar, o robô tenta descobrir como ele mesmo pode fazer a tarefa. A partir da percepção do ambiente através da visão, o robô é capaz de simular seus movimentos para descobrir quais deve executar para cumprir a tarefa. Então, faz suas próprias tentativas!

O vídeo abaixo mostra o robô pegando uma toalha e dobrando. É uma tarefa usual para humanos, mas este robô está indo onde nenhum outro robô jamais esteve!



Tudo bem. Eu sei... o robô é meio lento mesmo. Leva vários minutos para dobrar a toalha. Mas, lembre-se: ele aprendeu a fazer isso sozinho!! Esta capacidade dá aos robôs uma autonomia sem precedentes! Dá pra imaginar o horizonte de aplicações desta tecnologia?

Outro trabalho muito interessante de Pieter na área de aprendizado de máquina é um helicóptero autônomo que aprende a fazer acrobacias. Esse trabalho foi tema de sua tese de doutorado, defendida em 2008, e é bastante famoso na área de Machine Learning. Veja o vídeo abaixo. É impressionante!


Para quem quiser aprender mais sobre Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina, recomendo que dê uma conferida nos cursos on-line da Universidade de Stanford. São gratuitos!

Introduction to Artificial Intelligence - http://www.ai-class.com
Machine Learning - http://www.ml-class.org/

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário