quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Swarmanoid: Rumo a Enxames de Robôs Humanóides


O vídeo abaixo circulou pelas redes sociais em 2011 por ter ganhado a competição de vídeos sobre Inteligência Artificial organizado pela AAAI - Association for the Advancement of Artificial Intelligence.  Trata-se de um exemplo de utilização de robôs de forma cooperativa, com processamento, sensoreamento e atuação distribuídos, realizado pelo projeto Swarmanoid, coordenado pelo Professor Marco Dorigo.

O projeto Swarmanoid é financiado pela Comissão Europeia e tem como objetivo principal a realização de pesquisa científica, concepção, implementação e controle de um sistema distribuído robótico. O sistema em desenvolvimento é composto por pequenos robôs diferentes, mas dinamicamente conectados. Coletivamente, esses robôs formam o que chamamos de swarmanoid. Os robôs atualmente são de três tipos: ye-bots (olhos), hand-bots (mãos), e foot-bots (pés - embora tenha rodas).

Se você ainda não viu, assista o vídeo! Se já viu, veja de novo! Eu já assisti várias vezes, e ainda me surpreendo babando com o que esses robôs fazem!!




No site oficial do projeto você encontra informações sobre o hardware de cada um dos três tipos de robôs desse projeto. Veja aqui!

Até a próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário