terça-feira, 24 de julho de 2012

Curso e palestra de robótica na UFES

Dois pesquisadores argentinos da área de robótica estão no Espírito Santo realizando tarefas ligadas a um programa de intercâmbio existente entre o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGEE-UFES) e o Instituto de Automática da Universidad Nacional de San Juan (INAUT-UNSJ), Argentina.

Prof. Ricardo Carelli
Como parte de tais atividades, o professor Dr. Ricardo Carelli está ministrando a disciplina de Robótica Industrial (CH: 45h) para alunos do mestrado e do doutorado em Engenharia Elétrica. Já tive a oportunidade de fazer duas disciplinas com o professor Carelli (uma na UFES e outra no INAUT). Só para dar uma ideia do quão bom é o curso dele, além dos alunos regulares do PPGEE, participam da turma atual o Dr. Antônio Bento (que é professor de Robótica da Engenharia Mecânica da UFES e participou do projeto do robô de 4 patas Guará), dois alunos de Iniciação Científica e eu! Não dá pra perder essa oportunidade! :-)

Outro pesquisador também presente no estado é o Prof. Dr. Flavio Roberti. Ele proferirá a seguinte palestra, para a qual todos os interessados estão convidados:

Título: Control Conmutado para la Interacción Humano-Robot
        Instituição:    Universidad Nacional de San Juan, San Juan, Argentina
        Data e horário: 26/07/2012, 09:30 horas (Auditório do CT-VI – ex PETROBRAS)

A palestra é aberta a todos os que tiverem interesse em assisti-la e será proferida em espanhol.

Resumo:
En este trabajo se presenta una estrategia de control conmutado que interpreta y diseña la interacción bilateral hombre-robot en el problema del ser humano siguiendo un robot móvil no holonómico a una distancia deseada, mientras el robot sigue un camino prefijado. La conmutación de los algoritmos está basada en la posición relativa hombre-robot y en la intención del hombre de seguir al robot. Los errores de control se definen en términos de posiciones instantáneas relativas del hombre al robot y del robot al camino. Se prueba la estabilidad de los controladores individuales empleando la teoría de Lyapunov y se describe el algoritmo de conmutación de dichos controladores. Se muestran experimentos reales de la interacción robot-humano con los controladores propuestos.

Até a próxima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário