sábado, 27 de outubro de 2012

Robotics Trends 2012

Vista do litoral de Fortaleza, CE.

Depois de achar que eu ia passar desta para uma melhor por causa de uma aterrissagem com direito a (muita) emoção, cheguei em Fortaleza. Como compensação, depois de arremeter o avião fez uma volta na cidade, o que nos proporcionou uma belíssima vista da Praia de Iracema! Por causa das atividades do evento, pude aproveitar muito pouco da cidade, mas a viagem valeu muito à pena.

Participei do Robotics Trends 2012, um evento que reuniu o Simpósio Latino-Americano de Robótica (LARS), o Workshop de Robótica Educacional (WRE), a Competição Latino-Americana de Robótica (LARC), a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), a Competição Brasileira de Robótica (CBR) e a Mostra Nacional de Robótica (MNR). Ufa! É muita robótica! :-)

Neste ano houve a participação de alunos nas competições bateu recorde. Foram 1.600 alunos de todo o Brasil e de países da America-Latina! Vários alunos do IFES participaram das competições e apresentaram trabalhos na Mostra. Alunos das equipes Bugosos, TechnoZ e Emerotecos, todos de cursos técnicos, participaram de competições da RoboCup Junior (Resgate B) e da Olimpíada Brasileira (Resgate A). Veja mais aqui.

Apresentação das alunas do professor Eduardo Max na Mostra Nacional de Robótica.
Equipe Bugosos com o professor Robson Leone.

Equipe TechnoZ.

Alunos da equipe NEROs, de Engenharia de Controle e Automação, competiram na categoria IEEE-SEK pela primeira vez.


   


Equipe NEROs.

Apresentei um trabalho no Workshop de Robótica Educacional, de autoria minha com os professores Hudson Cássio Oliveira e Gabriela Freire Oliveira. Nosso trabalho recebeu o prêmio de terceiro melhor artigo submetido ao WRE 2012! O texto completo pode ser obtido aqui.


Neste ano tive a oportunidade de fazer parte da organização, atuando como chair da categoria Soccer da RoboCup Junior. Foi uma experiência ótima, mas confesso que é muito mais estressante do que eu esperava...

Categoria Soccer B - RoboCup Junior. 


Tive o prazer de entregar o troféu de primeiro lugar no Futebol para a equipe CHS, formada por alunos de São Paulo, Espírito Santo (IFES) e Pernambuco! Os dois alunos do ES também fazem parte da equipe Emerotecos. Com esse resultado, eles estão classificados para o mundial da RoboCup de 2013!

Equipe CHS recebendo o troféu de primeiro lugar no Soccer B.
Também tive o prazer de receber a premiação junto com a equipe Emerotecos, que oriento com o professor Hudson, pela conquista do primeiro lugar na categoria Resgate B! A Emerotecos também está classificada para o mundial da RoboCup 2013, que será na Holanda! 

Equipe Emerotecos recebendo o troféu de primeiro lugar no Resgate B.

Além de todas essas emoções, também pude rever vários amigos, como o pessoal da equipe Positronics, de Pernambuco. Aliás, os alunos da Positronics saíram da competição com troféus na Dança, no Futebol e no Resgate A! Resultado do trabalho dedicado deles e da orientação do professor Paulo Marcelo Pontes.

Equipe Positronics.

Uma visão... diferente do evento é mostrada no vídeo abaixo. Projeto de Igor Araujo, apresentado na MNR 2012. Muito legal!




Pois é... já estou sonhando com o evento do ano que vem. Adivinha onde será??

Onde??

Em Fortaleza! De novo! Isso mesmo. Por uma coincidência, as competições nacionais de 2013 serão novamente na capital do Ceará. Que, apesar do calor quase insuportável, nos recebeu muito bem!

Até a próxima!


Mais notícias sobre a participação do IFES no evento:


Nenhum comentário:

Postar um comentário