quarta-feira, 24 de abril de 2013

ABB IRB 120

Há cerca de duas semanas tive a oportunidade de participar de um treinamento na ABB, em Osasco, SP. Entre outras coisas, pude conhecer o primeiro robô ABB instalado no Brasil! É esse que está na foto ao lado. Foi instalado em 1986, mas hoje está exposto no hall de entrada do prédio da ABB.

Participei do treinamento básico sobre operação e programação de robôs industriais. Achei fantástico, pois o curso é muito prático! A ABB mantém um laboratório com vários robôs instalados, prontos para serem utilizados pelos alunos.

Durante o treinamento, eu e meu amigo Shander Lyrio utilizamos o robô IRB 120. Trata-se do menor robô fabricado pela ABB, com alcance de apenas 58cm e capacidade de carga de 3kg. Mas, sua velocidade e precisão não são de robô de brinquedo! Sua estrutura é antropomórfica, com 6 graus de liberdade (típica de um manipulador industrial). Ele pode mover a ferramenta com velocidade de até 7 metros por segundo, com repetibilidade de 0,01mm!! É impressionante!

O vídeo a seguir mostra alguns dos exercícios que fizemos durante o curso. Observe a precisão com que o manipulador se move.



Não parece muito rápido? Veja o próximo vídeo:



Esse não foi programado por nós no curso... porque não tínhamos as latas de Coca-Cola.

;-)

Até a próxima!

Referência:
http://www.abb.com.br/product/seitp327/be2eef38406eaca4c125762000319182.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário