sábado, 20 de abril de 2013

Inauguração do Projeto Michelangelo

Conheçam Mike, o robô do Projeto Michelangelo.

Mike é um robô ABB modelo IRB 6620.
Mike é um manipulador antropomórfico, de 6 graus de liberdade, que opera em conjunto com uma mesa giratória. Ou seja, no total são 7 graus de liberdade. O manipulador é um ABB IRB 6620, que tem capacidade para suportar carga de até 150kg em seu efetuador, podendo movê-lo com velocidade de até 7 metros por segundo! O alcance máximo é de 2,2m a partir da base.

Esse robô é o principal equipamento do Projeto Michelangelo - Sistema Robotizado para Usinagem Tridimensional Complexa de Rochas Ornamentais - cujo objetivo é desenvolver uma unidade para usinagem automática de rochas usando um robô industrial para agregar valor a rejeitos oriundos do setor de beneficiamento primário de rochas ornamentais. Veja mais sobre o projeto Michelangelo num post que fiz em dezembro de 2010.

Há duas semanas o robô foi instalado na UCL - Faculdade do Centro Leste, que é a executora do Projeto Michelangelo. Um vídeo com o resultado dos primeiros testes pode ser visto no link abaixo:

Hoje Mike finalmente foi capaz de usinar seu próprio nome numa rocha ornamental. Esperamos que seja apenas a primeira de muitas rochas trabalhadas por ele!

Mike usinou seu nome numa pedra pela primeira vez.

--- acrescentado em 12/06/2013:

O vídeo a seguir mostra uma reportagem sobre o projeto que foi ao ar na TV Vitória (filiada da Rede Record).


---

Até a próxima!

2 comentários:

  1. Show de buela! Podia postar um vídeo... =]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivan, coloquei um link para um vídeo no post. Não consegui incorporar o vídeo pois a UCL colocou direto no Facebook.
      Abraços!

      Excluir