segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Robôs para inspeção de redes elétricas

O Edison Electric Institute realiza anualmente a premiação de empresas que se destacam no desenvolvimento de novos produtos e tecnologia de impacto para a sociedade. A premiação é dividida em várias categorias, como bens de consumo, eletrônica e computadores, medicina e saúde, desenho industrial etc.

Em 2010 um dos prêmios foi para o LineScout, que é um robô desenvolvido pela empresa canadense Hydro-Quebec para realizar inspeções detalhadas em linhas de transmissão de energia elétrica. O robô pode realizar inspeções em linhas de centenas de milhares de volts energizadas! Ele também é capaz de se desviar de obstáculos existentes na própria linha e, segundo a empresa, é o único do gênero a estar em operação no mundo!

O vídeo a seguir mostra o robô em ação:



O Japão também está desenvolvendo o seu robô para o mesmo propósito. E, como vocês podem ver no vídeo a seguir, estão um passo adiante (como sempre!).



Graças ao comentário de um anônimo (a quem agradeço), tive notícia do desenvolvimento de um robô desse tipo aqui no Brasil, feito na USP! O artigo "Robô Móvel Aplicado à Inspeção em Linhas de Transmissão" apresenta o desenvolvimento de tal robô.

Até a próxima!

4 comentários:

  1. Veja o que foi feito na USP:
    http://www.cteep.com.br/port/institucional/artigos/Artigo_T63.pdf

    ResponderExcluir
  2. Tenho a tecnologia de inspeção para detecção e quantificação de defeitos na alma metálica do cabo de trasmissão. necessito de parceiro para desenvolver o robo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, o desenvolvimento de um robô como esse é um projeto muito bacana, mas também demorado e complexo. O pessoal da USP tem essa tecnologia (veja o comentário acima). Acho que vale à pena entrar em contato com eles!
      Abraços e sucesso!

      Excluir