terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Robôs que evoluem e aprendem a andar!

Josh Bongard, um pesquisador da Universidade de Vermont, desenvolveu uma técnica de aprendizado utilizando algoritmos genéticos que permitiu que robôs a patas aprendessem a andar... sozinhos! E mais: ele concluiu que o aprendizado pode ser mais rápido se o corpo do robô puder ser modificado ao longo do tempo. Um detalhe muito interessante é que os robôs com tal característica "naturalmente" evoluem para o caminhar ao invés de simplesmente se arrastarem!

O vídeo abaixo mostra simulações e experimentos em que os robôs evoluem na maneira de se deslocarem. Note que os experimentos foram realizados com robôs feitos com Lego Mindstorms, naturalmente apropriados para esta aplicação!



Cientistas como Bongard acreditam que robôs possam ser programados de forma que sua tarfea seja executada a partir de comportamentos que evoluam naturalmente. Isso permite que o robô seja muito flexível e inerentemente adaptativo, ao contrário de um robô programado de forma rígida (tradicional).

O artigo completo intitulado Morphological change in machines accelerates the evolution of robust behavior foi publicado na edição de 10 de janeiro de 2011 no Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America.

O Exterminador do Futuro está chegando! :-)
Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário