quinta-feira, 30 de junho de 2011

RoboCup 2011, aí vamos nós!

Matheus Canejo, Yan Marim e Ivan Seidel.
A equipe Emerotecos é formada pelos alunos de cursos técnicos integrados ao ensino médio Ivan Seidel (eletrotécnica), Matheus Canejo (mecânica) e Yan Marin (eletrotécnica), todos do IFES - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo. A equipe Emerotecos venceu a etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica em 2010 e 2011, obteve o terceiro lugar na etapa nacional da mesma olimpíada em 2010 e agora irá participar da RoboCup 2011!

Os alunos são orientados pelos professores Hudson Cássio Gomes Oliveira (da coordenadoria de Mecânica do Campus Vitória) e por mim (da coordenadoria de Automação do Campus Serra).

Na RoboCup 2011 eles irão competir na categoria Rescue B, que consiste em construir e programar um robô totalmente autônomo que deve localizar vítimas em uma arena que simula um ambiente de desastre. É uma tarefa desafiadora e que estimula o desenvolvimento de raciocínio espacial e lógico,  além de exigir conhecimentos de programação, mecânica, eletrônica e sensores. Mais informações sobre a competição podem ser acessadas no blog TechLego, mantido pelo Ivan. Neste link o Ivan também explica sobre o robô que a equipe construiu para participar da última Olimpíada Brasileira de Robótica!



Equipe Emerotecos com os professores Hudson Cássio Oliveira e Felipe Nascimento Martins.


A RoboCup Federation é uma organização internacional que tem o objetivo de reunir esforços no sentido de promover o desenvolvimento da ciência e da tecnologia através de jogos e competições que se utilizam de robôs. Várias competições são realizadas em um evento anual, que também conta com um seminário técnico onde seus participantes podem apresentar o que desenvolveram e suas propostas. A participação do Brasil na RoboCup já foi discutida aqui no blog, e pode ser acessada aqui.


Acompanharei a equipe em sua participação na RoboCup. Tentarei manter o blog NossosRobôs e meu twitter atualizado com informações diretas do evento!

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário