sábado, 23 de julho de 2011

RoboCup 2011

Um evento de robótica fantástico! Assim posso resumir minha impressão geral sobre a RoboCup 2011, realizada entre os dias 5 e 11 de julho em Istambul, Turquia.

Já comentei sobre a RoboCup várias vezes aqui no blog, mas vale repetir que a RoboCup Federation é uma organização internacional que tem o objetivo de reunir esforços no sentido de promover o desenvolvimento da ciência e da tecnologia através de jogos e competições que se utilizam de robôs. Várias competições são realizadas em um evento anual, que também conta com um seminário técnico onde seus participantes podem apresentar o que desenvolveram e suas propostas.

As competições da RoboCup são realizadas em diversas categorias de futebol de robôs (a rodas e humanóides), resgate de vítimas em ambientes de desastre e execução de tarefas domésticas, com categorias práticas e de simulação. O evento se divide em dois níveis, sendo a RoboCup Junior destinada a alunos de nível fundamental e médio (até 19 anos de idade), com categorias de Resgate A, Resgate B, Futebol e Dança.

Saiba mais sobre as categorias da RoboCup neste link.

Em 2011 a RoboCup contou com mais de 2600 participantes humanos e 1500 robôs, formando mais de 400 times! Tivemos várias equipes representando o Brasil em diversas categorias. Nas categorias para adultos fomos representados por uma equipe da FEI (São Paulo) na categoria Small Size do Soccer e uma equipe da UNEB (Bahia) na categoria de simulação 3D para futebol. Também tivemos uma equipe da UNESP de Sorocaba (São Paulo) participando da demonstração da competição Festo Logistics Competition.

Representando o Brasil na Robocup Junior, tivemos equipes do Colégio Santa Emília de Pernambuco (Guaiamuns Cibernéticos, no Dance Nível Secundário e Bando de Loucos, no Soccer Nível Primário), do Colégio Objetivo de São Paulo (Hipérion, no Rescue A Nível Secundário), do Colégio Mackenzie de Brasília (Órion 7.0, no Rescue A Nível Secundário) e do Instituto Federal do Espírito Santo - IFES (Emerotecos, no Rescue B).


Vale destacar a excelente participação da equipe Hipérion, do Objetivo de SP, que se sagrou campeã mundial na categoria Rescue A! Esta foi a primeira vez que uma equipe brasileira ficou em primeiro lugar numa categoria da RoboCup Junior! Parabéns à equipe!!

Também quero destacar a ótima participação da equipe Emerotecos, do IFES, que obteve o sétimo lugar na categoria Rescue B, como já detalhado aqui no blog!

Compartilhei várias fotos da RoboCup 2011 (e da participação da equipe Emerotecos) aqui.

Para mais informações sobre as competições e resultados oficiais da RoboCup 2011, acessem este link.

Espero que a evolução das equipes brasileiras na RoboCup continue nos próximos anos! Mas isso só acontecerá se fizermos mais investimentos na educação tecnológica, essencial para o desenvolvimento de nosso país.

Até a próxima!

Um comentário:

  1. Felipe,

    você poderia postar este mesmo texto lá no Vias Positrônicas?

    Abraços,

    ResponderExcluir