quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Empresa capixaba faz célula robotizada para a Vale

A empresa capixaba Automatica Tecnologia está desenvolvendo uma célula robotizada para ensaio de pelotas de minério de ferro. Tal sistema representa uma inovação no setor de pelotização a nível mundial e será instalado na Usina VIII do complexo Tubarão da Vale, em Vitória, ES.


A Automatica é uma empresa que se destaca no desenvolvimento de tecnologia e de produtos de automação, com anos de experiência no setor de pelotização. Já falei dela aqui no blog, quando comentei sobre o desenvolvimento do robô de quatro patas Guará.

Tive a oportunidade de trabalhar como engenheiro desta empresa por 4 anos e meio e posso dizer que foi uma experiência fantástica! Na época em que eu estava lá, participei do projeto e da construção de uma torre de ensaio de pelotas para a Vale, também desenvolvida pela Automatica. Trata-se de um sistema totalmente automático de amostragem e ensaio, que captura pelotas da correia transportadora da saída do forno e alimenta uma máquina de ensaio de compressão. A torre tem a altura de um pequeno edifício.

A célula robotizada que está sendo desenvolvida tem basicamente a mesma função da torre, mas ocupa um espaço muito menor e pode realizar os ensaios com mais eficiência. A Automatica irá utilizar um robô da ABB, que será responsável por manipular e mover as pelotas. A previsão é de que todo o sistema esteja funcionando até fevereiro de 2013.

Estamos torcendo!
Até a próxima!



Fontes: 
http://www.automatica.com.br/pt/index.php?option=com_content&view=article&id=53%3Anoticias&catid=15%3Acategorianoticias&Itemid=100&lang=br
http://www.automatica.com.br/pt/index.php?option=com_content&view=category&layout=blog&id=20&Itemid=56&lang=br

Nenhum comentário:

Postar um comentário