domingo, 7 de julho de 2013

Arduino Robot - O primeiro Robô Arduino oficial!

Nerea e Iván com seu robô Nexus.
Asociación de Robótica Complubot é sediada em Madri, Espanha, e trabalha com robótica educacional desde 2003. Com o objetivo principal de contribuir com o aprendizado, a Complubot apoiou (e apóia) o desenvolvimento de diversos robôs por crianças e adolescentes participantes de seus projetos.

Nerea de la Riva e Iván Gallego, hoje com  21 e 19 anos de idade, respectivamente, formam parte da Complubot desde o início, orientados por Eduardo Gallego. Com seus robôs Nexus, por 6 anos participaram de campeonatos de futebol de robôs organizados pela RoboCupJunior, e por 4 vezes foram campeões mundiais! Tive o imenso prazer de conhecê-los e de trabalhar com eles durante a RoboCupJunior 2013, evento que agora eles ajudam a organizar.

Por sua experiência no desenvolvimento de robôs, Nerea e Iván participaram do projeto do Arduino Robot, uma plataforma fantástica para quem quer aprender robótica! O projeto nasceu em setembro de 2010, quando eles participaram de um campeonato na Itália e tiveram a oportunidade de conversar com David e Máximo (da equipe do Arduino) sobre a ideia de desenvolverem uma plataforma didática de robótica. Desde então eles trabalharam com a equipe do Arduino no desenvolvimento do robô que em breve estará disponível para venda!

Você pode ler a história com mais detalhes no site da Complubot.

Arduino Robots apresentados no Workshop da RoboCupJunior 2013.

O Arduinto Robot é uma plataforma de tração diferencial com 19cm de diâmetro e 10cm de altura. Cada robô possui duas placas, cada uma com seu próprio microcontrolador ATmega32u4 . De fato, é como se cada robô tivesse dois Arduinos, um responsável pelo controle dos motores e outro responsável pelos sensores e pelo comportamento do robô. As duas placas se comunicam e o usuário pode programá-las com a conhecida IDE do Arduino. A placa inferior já vem pré-programada, podendo o usuário programar apenas os comportamentos de alto-nível. Mas, também é possível alterar o programa da placa inferior pois, como todo Arduino, o projeto é open-source.

Arduino Robot - vista supuperior (esq.) e inferior (dir.).

A placa superior conta com um belo LCD gráfico colorido (conectado via SPI), um leitor de cartão SD, um speaker, um potenciômetro e alguns botões para interface com o usuário. Também conta com uma bússola incorporada e diversos conectores para montagem de sensores.

Caixa assinada pelos projetistas do robô.
A placa inferior possui um suporte para 4 baterias recarregáveis NiMh tamanho AA, circuito para carga das baterias, um conversor DC-DC para alimentação de 5V para todo o robô, circuitos para acionamento dos dois motores DC e sensores infravermelhos de reflexão apontando para o piso. Esses sensores podem ser usados para detecção de linhas, por exemplo.

Todos os sensores e atuadores do robô são acessados através de bibliotecas especialmente desenhadas para o Arduino Robot. Por exemplo, o programa abaixo faz o robô se movimentar para frente com velocidade máxima, parar, girar em torno do próprio centro no sentido horário e parar novamente (você vai precisar do Arduino IDE versão 1.0.5 ou superior):

#include
void setup(){
  Robot.begin();
}
void loop(){
  Robot.motorsWrite(255,255); //Make the robot go forward, full speed
  delay(1000);
  Robot.motorsWrite(0,0); //Make the robot stop
  delay(1000);
  Robot.motorsWrite(255,-255);//Make the robot rotate right, full speed
  delay(1000);
  Robot.motorsWrite(0,0); //Make the robot stop
  delay(1000);
}

Na página oficial do Arduino há um guia para você começar a brincar com seu robô!

Deixo vocês com Iván e Nerea apresentando o Arduino Robot recém saído do forno! :-)



Até a próxima!

Referências:
http://complubot.educa.madrid.org/proyectos/arduino/ArduinoRobot/es/ArduinoRobot_es.php
http://complubot.educa.madrid.org/proyectos/arduino/ArduinoRobot/es/ArduinoRobot_historia_es.php
http://arduino.cc/en/Main/Robot

Nenhum comentário:

Postar um comentário