domingo, 28 de novembro de 2010

Minicursos de Robótica no IFES - campus Serra

Nos dias 18 e 19 de novembro de 2010 ocorreu o Encontro Tecnológico no campus Serra do Instituto Federal do Espírito Santo. O evento, gratuito e aberto à comunidade, contou com várias palestras, minicursos, apresentações de trabalhos e visitação aos laboratórios da instituição. Dois minicursos de robótica aconteceram: um sobre Controle de Robôs Móveis e de Sistemas Multirrobôs, ministrado por mim no dia 18, e outro sobre Fundamentos Computacionais de Robótica Móvel, ministrado pelo professor Leonardo Scardua no dia 19.


No minicurso sobre Controle de Robôs Móveis, falei um pouco sobre o que é um robô, mencionei as diferenças entre robôs manipuladores e robôs móveis, comentei sobre os sensores, sobre o modelo matemático dos robôs a rodas tipo uniciclo e seu controle, finalizando com modelos e controle de sistemas multirrobôs. Também aproveitei para comentar sobre as competições de robótica que ocorreram na FEI em outubro (você pode ver um pequeno vídeo aqui) e sobre a RoboCup (que também já foi discutida aqui no blog).


O arquivo de apresentação da palestra (sem os vídeos) pode ser baixado aqui.

No minicurso sobre Fundamentos Computacionais de Robótica Móvel, o professor Leonardo Scardua fez uma abordagem muito interessante sobre sistemas de Inteligência Artificial para o controle de robôs móveis. Ele falou bastante sobre os paradigmas existentes em IA e mencionou as duas grandes linhas na área, chamadas de Inteligência Artificial Forte e Inteligência Artificial Fraca. Também comentou sobre as arquiteturas de controle deliberativa, reativa e híbrida. Foi uma discussão muito bacana sobre aspectos do controle de robôs que ainda não estão bem resolvidos e, portanto, são um campo muito fértil para pesquisa e desenvolvimento.


Gostei bastante do assunto tratado pelo professor Leonardo e espero poder falar sobre isso outras vezes aqui no Blog. Até a próxima!

Um comentário:

  1. Olá Felipe, parabéns pelas apresentações. É bom comentar que a próxima competição brasileira de robótica será realizada em São João del Rei, MG, no segundo semestre de 2011. Assim, já é um convite para os amantes da robótica, que se preparem. Eu vou!

    ResponderExcluir