quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

R2, o primeiro Robonauta!

Não... não é o R2-D2. Mas, aparentemente o nome R2 é mesmo uma homenagem a este famoso robô da série Star Wars. A grande diferença é que R2 é um robô de verdade!

R2 vem de "Robonauta 2". Este é, sem dúvida, o futuro da exploração espacial. Ou melhor, é o presente, pois R2 já está indo para a ISS (International Space Station)! O lançamento inicialmente estava programado para setembro, mas foi adiado para dezembro.

R2 foi desenvolvido por engenheiros e cientistas da NASA e da GM trabalhando em cooperação no Johnson Space Center. A ideia era criar um robô que fosse capaz de trabalhar lado-a-lado com astronautas no espaço, ou que fosse capaz de substituí-los para realizar as tarefas externas, que são sempre muito perigosas em função do ambiente. A versão atual de R2 desenvolverá apenas tarefas internas na estação. Num próximo estágio, componentes serão acrescentados para permitir que o robô se desloque e passe a realizar tarefas externas na ISS, que são naturalmente perigosas para os astronautas humanos.

Uma característica do R2 é que ele pode usar as mesmas ferramentas projetadas para os humanos, e faz isso com muita habilidade! Isso torna desnecessário o desenvolvimento de novas ferramentas para uso no espaço. Veja o que R2 é capaz de fazer:




Alguns dados sobre o robô:
- tamanho: 1m (não possui pernas... ainda);
- massa: 150 kg;
- Sistema de visão composto por 4 câmeras de luz visível e uma de infravermelho;
- mais de 300 sensores espalhados pelo corpo, inclusive de força.


A NASA tem planos de construir versões mais avançadas do robô R2 que possam realizar tarefas mais complexas e de forma autônoma, inclusive na Lua. Muito brevemente R2 será incorporado à tripulação permanente da Estação Espacial Internacional! Este vídeo muito bacana mostra a preparação e "embarque" do robonauta no Discovery.


Veja a página oficial do R2, que traz muito mais informações e outro vídeos legais! Lá, a NASA comenta que R2 será o primeiro robô humanóide no espaço. E fez o seguinte comentário:

"...just one small step for a robot and one giant leap for robot-kind."

Será que essa vai ser a cara dos "alienígenas" terráqueos que os ETs vão conhecer primeiro? ;-)

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário