segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Mais palestras de Robótica na UFES

Na semana passada foram realizadas duas palestras sobre robótica na UFES por professores do INAUT - Instituto de Automática - da Universidad Nacional de San Juan, Argentina. A notícia foi divulgada aqui no blog, e algumas fotos das palestras estão publicadas aqui.

Dando continuidade, mais duas palestras serão realizadas na UFES pelos professores do INAUT Dr. Flávio Roberti e Dr. Carlos Soria nesta quinta feira, dia 19/08/2010.

Todos os interessados podem assistir às palestras, que serão proferidas em espanhol. Não há necessidade de fazer inscrição prévia.

Serão apresentados resultados de pesquisas realizadas no Instituto de Automática na área de Robótica envolvendo controle servo-visual de robôs e controle de um quadriciclo transformado em robô para atuar em áreas rurais.

Mais informações sobre as palestras estão a seguir:

1- Título: Controle servo-visual de robôs baseado em passividade com compensação dinámica
Palestrante: Dr. Flávio Roberti
Instituição: Universidad Nacional de San Juan, San Juan, Argentina
Data e horário: 19/08/2010, 15 horas (sala 7 do CT-II)

Resumen: Se presentará el diseño de algoritmos de control servovisual de seguimiento para robots móviles, basado en la teoría de pasividad. Se consideran en el diseño los modelos cinemáticos y dinámicos de los robots como así también el modelo del sistema de visión utilizado. Se evalúa el desempeño de los algoritmos de control propuestos a través de resultados de simulación.

2- Título: Controle de alto nível de um veículo autônomo para todo terreno
Palestrante: Dr. Carlos Soria
Instituição: Universidad Nacional de San Juan, San Juan, Argentina
Data e horário: 19/08/2010, 16 horas (sala 7 do CT-II)

Resumen: En este trabajo se presenta el diseño de control de alto nivel para un vehículo autónomo todo terreno. Sobre la base del modelo cinemático de un vehículo tipo auto, se diseñan dos controladores: un controlador de punto final y un controlador para seguir trayectorias de referencia. Los resultados experimentales demuestran la viabilidad práctica y el rendimiento del enfoque propuesto para robots móviles tipo auto.

Não percam esta oportunidade!!
Até a próxima.

4 comentários:

  1. eu vou \o/

    tenho que treinar um pouco do meu nunca treinado espanhol

    ResponderExcluir
  2. Legal, Guilherme! A gente se vê por lá. Abraços!

    ResponderExcluir
  3. huahuahuahuah pois é, ou eu estava na palestra errada ou nenhum dos dois estava la hauhuahuahuh
    me corrijam se eu estiver errado rsrrsrs

    ResponderExcluir
  4. Olá, Anderson. De fato, eu não pude ir às palestras. Infelizmente ocorreu uma sequência de imprevistos que acabaram por impossibilitar meu comparecimento. Foi uma pena. Porque você não insere um pequeno comentário sobre o que achou das palestras? Acho que seria bacana!
    Abraços!

    ResponderExcluir